Seguem a todo vapor as obras de
recuperação e ampliação da RJ-100, rodovia com sete
quilômetros que liga a RJ-104 (no viaduto de Maria Paula) à
RJ-106 (na altura de Rio do Ouro). Servindo ao escoamento do
trânsito da Região Oceânica de Niterói e de acesso à Ponte
Rio-Niterói, a via (também conhecida como Estrada Velha de
Maricá) é uma das mais importantes ligações de Niterói com
São Gonçalo e Maricá. Elaborado pela Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), o
projeto da RJ-100 prevê melhorias como drenagem, sinalização
e pavimentação, além de novidades como a duplicação do
trecho da Serrinha, a criação de ciclofaixa e até a
instalação de rampas e piso tátil, em mais uma frente de
acessibilidade pensada pela Sedrap.
- A RJ-100 tem grande importância para o
escoamento do trânsito de diversos municípios, com acesso
direto a Rio do Ouro, onde fica a sede da Associação
Niteroiense dos Deficientes Físicos, a Andef. Mas por estar
na divisa de Niterói com São Gonçalo, a estrada ficou
abandonada, sem receber qualquer melhoria da Prefeitura de
Niterói, responsável pela via até setembro do ano passado,
quando intercedi e consegui sua estadualização por decreto
do então governador Sérgio Cabral. Só aí, sob a
administração do Governo do Estado, que o projeto andou -
lembra o deputado Felipe Peixoto, que até abril foi
secretário de Estado de Desenvolvimento Regional,
Abastecimento e Pesca.
A obra - Coordenadas pelo Departamento de
Estrada de Rodagem (DER, órgão da Secretaria Estadual de
Obras), as obras foram iniciadas efetivamente em abril,
estando agora na etapa de troca de solo nas proximidades da
Praça de Maria Paula, com o tráfego funcionando no sistema
de pare e siga. Os trabalhos de substituição do asfalto
seguem no sentido Rio do Ouro (onde a RJ-100 termina, no
entroncamento com a RJ-106, de acesso à Região dos Lagos). A
obra é executada pela Construlagos Construtora Ltda.,
empresa vencedora da licitação e que tem prazo de dez meses
para concluir o projeto orçado em R$ 17 milhões.
- Estamos preparando o solo para receber
o asfalto, mas já fizemos a drenagem da rua França e
concluímos os remendos profundos, base da pavimentação. A
previsão é de começarmos no início de junho a reciclagem do
asfalto - explica o engenheiro Carlos Marcelo, da
Construlagos.
- A duplicação irá beneficiar a
interligação entre os municípios, servindo de rota de desvio
da RJ-104 e RJ-106, e absorvendo parte dos veículos
provenientes de São Gonçalo, Maricá e Região Oceânica de
Niterói em direção ao Rio de Janeiro. As melhorias da
rodovia terão reflexo na Alameda São Boaventura, na Estrada
Caetano Monteiro e nas principais vias da Zona Sul de
Niterói, beneficiando diretamente milhares de moradores
dessas regiões - afirma o deputado.
Mais melhorias - Depois da recuperação da
RJ-100, as obras previstas para a região prosseguem na
RJ-104 e BR-101, em um outro projeto também da Sedrap,
orçado em 50 milhões e prevendo grandes melhorias como a
construção do viaduto de Jardim Catarina, em São Gonçalo; e
até de um binário no Barreto, facilitando o acesso à Ponte
Rio-Niterói.