Obras de
mobilidade urbana mudam
a paisagem do Rio de Janeiro
Ponte Estaiada da Barra da Tijuca se
junta à lista no primeiro semestre de 2016
Cenário de uma série de intervenções que
envolvem, principalmente, a melhoria da mobilidade urbana, o
Rio de Janeiro vem recebendo nos últimos anos diversas obras
que estão modernizando a cidade e mudando a paisagem da
Região Metropolitana. A Ponte Estaiada da Barra da Tijuca,
na Zona Oeste do Rio, que faz parte das obras da Linha 4 do
Metrô, a Ponte do Saber, no Canal do Fundão, o teleférico do
Complexo do Alemão e as passarelas sobre a Autoestrada
Lagoa-Barra são exemplos.
Próxima obra a alterar a paisagem
carioca, a Ponte Estaiada da Linha 4 começa a funcionar a
partir do primeiro semestre de 2016. Os trens da nova Linha
passarão pela construção, que vai ligar a Estação Jardim
Oceânico aos túneis que irão por dentro da rocha do Morro do
Focinho do Cavalo, na Barrinha. A ponte de concreto será
suspensa por cabos de aço, sobre a Lagoa da Tijuca, e
contará com projeto de iluminação cenográfica.
Já é possível perceber a construção do
viaduto da ponte e esse será o único trecho onde os trens da
Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo. Serão 420
metros de extensão, 13,9 metros de largura e duas vias, uma
para as composições que seguirão no sentido Barra, e outra
em direção a Ipanema. Os trens vindos da Zona Sul sairão do
túnel e chegarão à Barrinha pela Ponte Estaiada, seguindo
pela superfície até a Avenida Armando Lombardi, onde farão o
“mergulho” para acessar a estação, que será subterrânea e
receberá aproximadamente 91 mil passageiros por dia.
Novos cartões-postais
Desde 2012, quem passa pela Linha
Vermelha, na altura da Ilha do Fundão, se depara com a
magnitude da Ponte do Saber, especialmente à noite, quando
um sistema de iluminação com 496 lâmpadas LED, assinado pelo
renomado iluminador alemão Peter Gasper, colabora para fazer
do monumento um cartão-postal do Rio. Criada para desafogar
o trânsito da região, a ponte conta com 780 metros de
extensão, 96 metros de altura na parte mais elevada e vão
livre de 180 metros. A ponte tem capacidade para receber 1,8
mil veículos no horário de pico.
Formado por 12 comunidades, o Complexo do
Alemão ganhou em 2011 um teleférico, que vem ajudando os
cerca de 120 mil moradores da região a se locomover. São 152
gôndolas, com capacidade para 10 passageiros cada uma, e
seis estações.
Em 2010, a Rocinha foi contemplada com
uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A passarela sobre a
Autoestrada Lagoa-Barra liga a comunidade ao complexo
esportivo e aos pontos de ônibus da região. Diariamente,
milhares de pessoas transitam pelo local.
|