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Deixa que Eu Falo | Por Vinícius Messina | Edição 177

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Nós Podemos

Recentemente, eu recebi na rua uma publicação oficial de Niterói, que indicava uma vontade política determinada em promover o governo. Era distribuída na nossa cidade pela prefeitura, a revista fartamente ilustrada “FEITA POR VOCÊ”. A intenção é clara, a vontade do prefeito de me fazer protagonista das realizações do atual governo, de incutir em mim e na nossa sociedade, uma responsabilidade coletiva pelos atos e decisões do seu governo.

Não era a primeira vez que eu havia sido atingido por essa pobre linguagem publicitária, já havia recebido a mensagem anterior no livro - também fartamente ilustrado - “NITERÓI QUE QUEREMOS”. Toda a publicidade do Governo Rodrigo Neves impõe a ideia de que a sua governabilidade é democrática e participativa. De que suas realizações foram decididas em comum acordo, com seu programa eleitoral, com seu planejamento estratégico e, enfim, com a nossa participação.

Não duvido que o destino da cidade não pode ser traçado sem vontade política, sem desenvolvimento econômico e sem controle social. Eu acredito que uma cidade sustentável é resultado da gestão democrática e da participação popular. Afinal, a cidade, a economia e o governo, são todos pertencentes à sociedade. Cidade é coletivo de cidadão, portanto, a cidadania deve tomar conta e decidir o futuro da própria cidade. Nós podemos!

Dívidas nos Trilhos

O Prefeito Rodrigo Neves anunciou que Niterói tomou mais empréstimos - R$1,5 bilhões - ao final do seu mandato. Chega da Europa sorridente, comunicando trazer recursos para construir um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Charitas e Centro... Projeto de infraestrutura! Onde estava este projeto até agora? Qual a sua finalidade? Interligar duas estações hidroviárias?

A receita líquida de Niterói é de R$1,9 bilhões por ano. Se ele conseguir se reeleger, governará o município com um volume de dívidas equivalente a quase 100% da receita anual da prefeitura. Sem espaço no orçamento para investimentos, o atual governo de Niterói seguiu o modelo do colega carioca, e fez a opção de endividamento para realizar várias obras simultâneas pela cidade. Explodiu as montanhas para abrir um túnel com duas pistas de rolamento, excluirá outras duas pistas de rolamento da Estrade de Itaipu para implantar um corredor exclusivo de ônibus e, agora, deseja cruzar São Francisco e Icaraí com trilhos. Todos os seus projetos “estrutrantes” levam às barcas. Aquelas, que estão com a CCR!

O prefeito, no entanto, quando questionado, diz ter “trocado dívidas ruins por outras menos prejudiciais” (Fonte: ANPTrilhos). Não duvido que Niterói precisa de investimentos para sair da imobilidade que se encontra, porém, precisa fazê-lo com planejamento. Todos estes projetos não reduzirão o tráfego viário, não ampliam as vias, pelo contrário, as reduzem. Melhor seria gastar estes bilhões assumindo a construção do metrô interligando Niterói ao Rio de Janeiro, orçado em R$1,5 bilhões em 1990, quando o dólar era muito, mas muito mais caro.

A Deriva das Barcas

Não poderia ter outro fim a concessão do transporte hidroviário, destino inevitável desde o modelo de privatização que entregou a CONERJ às companhias de ônibus. A sucessão de erros não se resumiu à transferência irregular de direitos concessionários e de recursos públicos à administradora da Ponte Rio/Niterói, mas, principalmente, à omissão de Niterói em fazer valer seus direitos civis e defender um modelo de gestão comprometida com a população de passageiros residentes no município.

Durante toda a crise, diante de todos os protestos, nosso alcaide nunca foi aos diários da cidade - que sempre lhe foram extremamente gentis - para manifestar contrariedade com a falta de respeito e de comprometimento da CCR (“R” de Rodovias) com a cidadania niteroiense. Agora, a cidade assiste incrédula, a concessionária anuncia a devolução das barcas ao Estado e lhe cobra 500 milhões de reais em indenizações.

O Centro Maravilha

A Praia Grande, núcleo original urbano de Niterói, fará aniversário no próximo dia 22, serão 442 anos de idade. Desde então, o seu crescimento foi vertiginoso, a comunidade se tornou cosmopolita e próspera, a qualidade de vida na cidade é invejável. A antiga capital fluminense foi englobada na fusão com a Guanabara e se transformou em região metropolitana leste, ao lado de São Gonçalo e Maricá, tão distintos de nós. Niterói não tem vocação de periferia, sua cidadania tem os maiores índices de qualificação, escolaridade, rendimento e desenvolvimento. Fatos só garantidos por não sermos uma metrópole de milhões de habitantes.

Ter a nossa cidade, uma população média de 500 mil habitantes, nos proporciona uma governabilidade admirável. Somos o capital humano, o capital intelectual e o potencial empreendedor do Rio de Janeiro. O Centro de Niterói é uma reserva de recursos desperdiçada e mal administrada, precisa de revitalização. No entanto, copiar modelos de outras cidades e importar gestores “estrangeiros” não agrega nenhum valor à política pública municipal, já que falta um desejo, um sonho claro: Afinal, nós queremos ser Manhattan ou New Jersey?


 
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