GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​Luiz Antonio Mello: ‘O livro 5 e 15 é a batalha da ética contra a corrupção, da ciência contra o narcotráfico’

   

Compartilhe essa notícia      

 

O jornalista, radialista e escritor Luiz Antonio Mello lançou semana passada uma nova e atualizada edição de seu livro “5 e 15 - Rock Romance”. O livro, em versão digital, pode ser lido em smartphone, tablet, notebook, desktop ou qualquer e-reader como o Kendle. Para acessar visite www.gazetanit.com.br/lam_5_15.htm

“5 e 15” é uma ficção que se passa nos anos 80 e narra a saga do personagem Crimson, um médico psiquiatra e cientista que por graves motivos existenciais e políticos decide confrontar cientificamente o império do narcotráfico mundial.

O autor conta que “ quando assisti ao filme “Cidade dos Anjos” e vi a personagem da Meg Ryan fazendo cirurgias ao som de Jimi Hendrix, percebi que só os reacionários acham que Rock, Blues, música atonal são “coisas de maluco”. Há alguns anos fiz uma pequena cirurgia e o anestesista perguntou se podia ligar um som no centro cirúrgico e pôs Pink Floyd. A Ciência melhora quando ouve, lê, assiste o que quer. “

“5 e 15” é uma referência/homenagem à ópera rock “Quadrophenia” do The Who e uma de suas músicas se chama “5 e 15”. Mais, “5 e 15” é hora de alvorada e de crepúsculo. Hora do rush na Inglaterra (daí o nome da canção do Who). Além do que, por razões que Crimson deixa óbvias, o número 15 tem uma importância crucial para ele.

Luiz Antonio Mello comenta que o rock está presente na vida do Crimson como trilha sonora e objeto de reflexão. Quadrophenia significa também um tipo de esquizofrenia. “Acho normal que muita gente pergunte se o livro é de Rock, pois a minha história orgulhosamente está muito vinculada a essa manifestação cultural. “, diz o autor.

“5 e 15” é uma constatação de que a Ciência pode derrubar o império do narcotráfico, como também ditaduras de Estado, ditaduras caseiras (o personagem Otacílio mostra bem isso), o livro mostra que a ciência é um dos braços mais poderosos de Deus.

Sobre a opção de publicar o livro em versão digital na gigante Amazon, LAM explica que “fiquei fascinado com o preço para o consumidor, que é bem mais baixo. Gostaria que todo mundo, duros ou não, lessem “5 e 15”. Além do mais, defendo todos os formatos de literatura. Se alguém descobrir, por exemplo, um livro inédito de Machado de Assis (já pensou que beleza?) escrito em folhas de amendoeira, ou papel higiênico, vou tentar comprar. Livros de papel e digitais são complementares. “

Para ele o livro de papel jamais vai perder o seu lugar e o digital está ocupando uma outra área e pode chegar ao celular de qualquer um, em qualquer lugar do mundo. “Esse foi ponto também me seduziu: distribuição do livro. Antes da internet era um inferno, você tinha que implorar para o seu livro ser vendido numa livraria. Agora não. Qualquer pessoa, de qualquer lugar clica num link e baixa o livro em alguns segundos. Aliás, o link é esse: http://j.mp/lam_5_15.

Gostei da proposta da Amazon e publiquei lá. Eles dão muito suporte, respondem os e-mails logo, enfim, não é a toa que é a maior do mundo. Mas o importante é livro barato para a população. Quero muito que as pessoas leiam e opinem sobre “5 e 15”, que, aliás, já está com cinco estrelas (cotação máxima) nas avaliações dos leitores da Amazon.”

Você é jornalista, cronista, escritor. Como se sentiu escrevendo um romance?

LAM – Comecei a rabiscar “5 e 15” em 1998. Mas parei. Não me sentia com capacidade suficiente para me embrenhar no maior desafio da Literatura que é o romance. Ia deletar as 70 páginas iniciais, mas antes entrei em um grupo de discussão literária na Internet e mandei esses “rabiscos” para desconhecidos opinarem. Gente que tem muita intimidade com livros e por não me conhecerem não teriam constrangimento em falar o que pensam. Dos que responderam, a maioria gostou. Ainda assim parei de novo várias vezes. Amigos me incentivaram a finalizar. E em 2005 com o monitoramento da jornalista e escritora Raquel Medeiros, concluí a primeira versão e entreguei os originais à Tech & Mídia, da Liliana de La Torre que viabilizou a primeira edição. Sou muito grato a Liliana e a Raquel.

Essa nova edição foi muito mexida. Muito. Contei com a ajuda do Philippe Mello que é craque em Metal (ele faz o programa “Selva do Metal, aqui na Rádio Cult FM) e gestão na finalização da nova edição. Modéstia à parte, está bacana.

O livro “5 e 15” é o primeiro de uma série?

LAM - Comecei trabalhar em Jornalismo aos 16 anos. Aos 18, fui repórter de uma rádio popular e passava os dias em favelas debaixo de tiroteios, uma experiência crucial na minha formação profissional. Saí dessa rádio popular e fui trabalhar na rádio JB AM. A diretora de jornalismo era Ana Maria Machado (hoje da Academia Brasileira de Letras) que fazia pessoalmente a entrevista de seleção para a vaga. Olhou meu currículo e disparou uma única pergunta: que livros você leu? Felizmente sempre li muito e passei na entrevista.

“5 e 15” traz vivências minhas a bordo do Jornalismo com J maiúsculo que exerci na rádio e Jornal do Brasil naqueles duros tempos de ditadura e depois em vários outros veículos. Esse tipo de Jornalismo mostrou que nada é possível sem esperança. Provou que ou você acaba com o baixo astral ou o baixo astral acaba com você. Logo, farei outros romances. Sempre em nome da perseverança e otimismo. Sem pieguices. Não me convidem para pagode de hiena. “5 e 15” é esperança e os outros que virão também. Detesto vitimologia.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2016 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello