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​Carlos Rodrigues esclarece dúvidas
relativas a condomínios e legislação

   

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André Lar Belle / Colaborador

Empresário do ramo de assessoria e administração de condomínios fala sobre o diferencial da Rodrigues Assessoria

O número de condomínios na cidade de Niterói cresce vertiginosamente e isso merece estar em destaque. Com isso aumenta-se a necessidade de uma administração eficaz destes condomínios, a fim de diminuir possíveis problemas que reflitam no próprio bairro. Conversamos com o Carlos Rodrigues, presidente da Rodrigues Assessoria em Condomínios, há quase 20 anos no mercado, com o objetivo de trazermos aos leitores, respostas a várias questões deste universo.

A Rodrigues é conhecida pelo método inovador de gestão aqui em Niterói. Em que consiste este método?

A Rodrigues tem conquistado o mercado oferecendo soluções simples aliadas à agilidade e eficiência. Nossa maior vocação é a excelência no atendimento e a redução de despesas. A experiência de quase 20 anos de mercado proporcionou aos nossos profissionais identificar exatamente as reais necessidades de nossos clientes, que basicamente giram em torno desses dois pilares: excelência no atendimento e economia.

Sua empresa trabalha com condomínios residenciais e comerciais. Existe diferença de trabalho na administração desses tipos de condomínios?

Os dois tipos de condomínio obedecem à mesma legislação. Porém, acreditamos que os condomínios comerciais possuem necessidades específicas, uma vez que o comércio é mais exigente em questões de segurança e conservação. Desta forma, procuramos desenvolver serviços mais personalizados para este tipo de empreendimento.

Quais os serviços que a Rodrigues oferece aos clientes?

A Rodrigues faz toda a contabilidade mensal do condomínio, emitindo os boletos relativos às cotas condominiais, efetuando todos os pagamentos ordinários e extraordinários, sempre com a devida autorização do síndico. No final de cada mês, preparamos a pasta de prestação de contas e entregamos no condomínio até o décimo dia útil do mês subsequente. Visando maior transparência, agilidade e comodidade, a Rodrigues ainda disponibiliza aos condôminos todas as informações do Condomínio (balancetes analíticos, sintéticos, segunda via de boletos, etc.) em seu site com atualização diária. A Rodrigues oferece ainda um gerenciamento financeiro diferenciado, mantendo um acompanhamento efetivo dos gastos mensalmente compromissados através de um gerente exclusivo, deixando o síndico sempre informado sobre a saúde financeira do condomínio. Na Rodrigues o condomínio conta também com uma assessoria completa de pessoal, que vai desde a ajuda no processo de recrutamento e seleção até a regularização fiscal. Além disso, ela oferece assessoria nas Assembleias com um grande diferencial: sempre que houver necessidade, a Rodrigues disponibiliza um Advogado especializado em Direito Imobiliário sem custo para orientar os trabalhos, evitando que o Condomínio tome decisões que possam gerar problemas futuros. Tudo isso, por um atendimento personalizado. Nossa maior vocação é a excelência no atendimento.

Entrou em vigor o novo Código de Processo Civil (CPC). Quais as principais mudanças em relação ao antigo Código e como você está esclarecendo seus clientes?

Com o advento do NCPC (Novo Código de Processo Civil), de acordo com o artigo 784, os débitos relativos às cotas condominiais passaram a ser consideradas como “título executivo extrajudicial”. Portanto, a partir do advento do referido código, a ação própria para reaver tais débitos é “Ação de Execução”, onde após a sua distribuição perante o judiciário, o juiz proferirá despacho citando o réu (condômino) para quitar toda a dívida em apenas 3 dias, sob pena de ter a conta bancária ou o próprio imóvel penhorado. A Rodrigues por meio de cartas de cobrança que são encaminhadas mensalmente, os débitos pendentes de regularização de cada condômino, que segue em carta protocolada e lacrada. Para os casos críticos, o Departamento Jurídico expede carta de 48h, assinada pelo advogado, propondo meios amigáveis para regularização da dívida. Após findo os meios de cobrança administrativa, a Rodrigues encaminha cada um dos casos para ciência do Síndico, solicitando sua autorização para ingresso de ação de cobrança. Cabe destacar ainda, que a Rodrigues é pioneira quanto a este método de cobrança, que tem sido de extrema eficácia, reduzindo em mais de 70% o índice de inadimplência dos seus clientes. O melhor disso tudo é que para essas ações, não há qualquer custo de honorários para o Condomínio, devendo respondê-los apenas o condômino inadimplente.

Os condomínios, a cada dia, parecem pequenas cidades. Há, então, os mesmos problemas de uma cidade. Como lidar, por exemplo, com a parte jurídica?

Somos uma das poucas empresas do mercado que possui um departamento jurídico próprio, com advogados especializados no ramo imobiliário, enquanto que em boa parte das outras administradoras este serviço é terceirizado. Com isso, o atendimento das questões jurídicas é realizado de forma ágil e eficiente, principalmente na cobrança de cotas condominiais. Os nossos clientes têm contato direto com os profissionais do nosso Departamento Jurídico e são atendidos sem burocracia. Desta forma, o atendimento das questões jurídicas na Rodrigues é mais personalizado e o Síndico recebe as informações atualizadas de forma mais ágil e precisa.

O que é o Síndico Profissional? Como ele atua?

Atualmente, com a falta de tempo, as mudanças na legislação e a responsabilidade de ser Síndico, além de outros fatores, vêm desestimulando muitos condôminos a se candidatar ao cargo. Em alguns casos, no momento da eleição do Síndico do prédio não aparecem condôminos candidatos. Nestas situações, o condomínio se vê obrigado a contratar um Síndico Profissional, que pode ser pessoa física ou jurídica. Esse profissional será responsável por representar o condomínio civil e criminalmente, cuidar da supervisão das obras, acompanhar a situação financeira, prestar contas ao conselho consultivo e aos condôminos, cuidar das rotinas trabalhistas, além do relacionamento com os moradores do condomínio. Para exercer com eficiência essa função, esse profissional deverá possuir bons conhecimentos administrativos e certas características de liderança e organização. Além disso, é preciso que essa pessoa saiba ouvir e se comunicar bem com os moradores, ser paciente e um bom negociador.

Pode citar alguns condomínios que já são clientes da Rodrigues?

São clientes de Niterói: Condomínio Privilege Residencial, com 194 apartamentos, em Santa Rosa; Condomínio Calle Fenice, com 53 apartamentos, em Icaraí; Condomínio Tour De Provence, com 60 apartamentos, em Santa Rosa; Condomínio Chateau D’Avignon, com 84 apartamentos, em Icaraí; Condomínio Alvorada, com 44 apartamentos, em Icaraí; além de condomínios em vários bairros do Rio de Janeiro e Maricá.

O site da empresa é bastante interativo. Há outras ferramentas no site, que podem ser usadas pelos clientes?

Sim. No site www.rodrigues.adm.com.br, todos os nossos clientes recebem login e senha que dão acesso a todas as informações do condomínio (balancetes analíticos, sintéticos, segunda via de boletos, etc.) com atualização diária. No final do expediente, nosso sistema é atualizado e tanto o síndico, quanto os condôminos, já tem acesso aos recebimentos e pagamentos efetuados no dia, com saldo atualizado. Os clientes também têm acesso a notícias atualizadas referente às questões relacionadas a condomínios, como legislação, sindicatos e até concessionárias. Além disso, a Rodrigues tem como um dos principais objetivos a transparência e comunicação com seus clientes.


 
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