GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

           
 
 

 

 


 

Enfim, é Natal!!!

   

Publicado em 24/12/2016

Compartilhe essa notícia      

 

PUBLICIDADE | CLIQUE AQUI

Amigos, compartilho aqui com vocês o meu torpor diante do que estamos vivendo em nossa cidade, no nosso triste estado do Rio de Janeiro, em todo o nosso país. Parece que não estamos propriamente vivendo, mas tentando sobreviver em meio a um caos avançado, ainda que anunciado há tanto tempo.

Quando atingimos um patamar de maturidade, independente da idade cronológica, o foco do pensamento deixa de ser simplesmente o ego, mas se volta para o todo, o núcleo, o cerne das questões mais significativas da vida, quais sejam, a dignidade e o amor.

Não há mais espaço para o interesse apenas próprio, porque é nítida a constatação de que o outro precisa estar bem para que eu fique bem. Porque é intrínseca à noção de bem-estar a certeza de que eu não posso usufruir o melhor da vida se o meu vizinho de porta está morrendo, aos poucos, pelas dores da injustiça e da maldade humana.

Porém, infelizmente, essa premissa não se revela a todos, nem tampouco no nível satisfatório para que a comunidade inteira se regozije, de forma igualitária, dos direitos que todos, aí incluindo os animais, temos: o direito à dignidade, ao respeito, à vida.

A fé e a religiosidade ajudam muito a gente a entender este sentido. Contudo, muitas pessoas, mesmo sem crer em Deus, vivem para o bem e para os valores que fazem de nós seres capacitados a amar e dividir, a perdoar e procurar seguir sempre o caminho da harmonia e da paz.

Ainda assim, é triste demais ver o caráter de desvio de tantas pessoas, que se separam em raças, classes e níveis culturais, pessoas que amam o dinheiro acima de todas as coisas, e que se tornam completamente alheias ao interesse geral, que pensam ser a felicidade delas o único valor realmente importante e o principal.

Essas pessoas se enganam. Amontoam-se em guetos, de onde pretendem gozar as benesses de uma zona de conforto jamais ameaçada. Não conseguem ver que o seu próprio conforto não pode existir sem o conforto do outro, e que a sua felicidade, se condicionada à infelicidade do próximo, é estopim para a revolta que se semeia no coração alheio, e que fatalmente se colherá, da forma mais cruel possível, em determinado momento.

Toda ação tem uma reação. Pensadores sabem e escrevem tudo sobre tais fenômenos físicos e sociais. Entretanto, as fraquezas inerentes ao homem dominam mentes iludidas por um sofisma de felicidade que não considera o outro, antes pelo contrário, depende conscientemente da desgraça alheia para se sustentar em um pedestal, para eles, inalcançável.

É um engodo.

Natal é época de recesso dos cuidados com o mundo, mesmo para os que não creem que aquele menino nascido em uma estrebaria de um longínquo vilarejo da Judeia era o Messias, e que na verdade não existe essa história de Messias.

De qualquer forma é tempo de frear. Tempo de parar, por pouco que seja, de correr tanto. Tempo de descansar a mente de tantas preocupações, de reunir-se em família, ainda que ela tenha muitos problemas, tempo de abraçar, perdoar, relevar, renovar promessas, pra si e para o outro.
Sendo assim, que a gente possa aproveitar esse tempo da melhor forma, dando uma pausa do frenesi das redes sociais, da urgência do check-in, e também da inveja, do ressentimento, do desejo de vingança. Que a gente possa tirar um intervalo do que é ruim e nos massacra todos os dias, para ir ao encontro do que é o melhor. Porque o melhor não está no mais caro, nem no mais esteticamente belo. O melhor está no simples, em um passeio pela orla de mãos dadas com o parceiro, com os filhos, em admirar a paisagem que todos os dias se descortina aos nossos olhos. O mais bonito está no respirar profundo e sentir a paz que o som das ondas do mar reverberam. O melhor de tudo, neste Natal, é parar. Sim, parar pra sentir. E sentir o gosto doce de um sorriso puro.

O ano vindouro anuncia muitas e muitas lutas, homens egoístas fervorosamente articulando num conluio da falsa crença de sucesso e poder em detrimento do interesse lícito de milhões e milhões de pessoas espalhadas por este vasto território.

Que as pessoas de bem tenham forças pra lutar, mas com as armas da justiça, não do ódio. Que a cidadania seja erguida ao mais alto pódio do poder. Do verdadeiro poder, o que emana do povo. E que nós tenhamos força e fé renovadas a cada manhã para fertilizar, com muito trabalho e suor, a vastidão deste solo tão ressequido pela ganância e cobiça desmedidas.

Porém, até o primeiro dia útil de 2017, vamos parar. E desfrutar dos momentos de recesso para descansar, corpo, alma e espírito.

É verdade que a festa é mais sensível aos que creem no Cristo que nasceu de uma virgem para anunciar a esperança e o amor maior. Todavia, mesmo para quem não o crê, esta é a mais deliciosa celebração do ano. Se não tanto pela família reunida, que seja pela rabanada, mais gostosa ainda no café da manhã do dia 25. Um Feliz Natal e um recesso renovador a todos!!!!

 

Cristina Lebre é autora dos livros Olhos de Lince e Marca d’Água – à venda nas Livrarias Gutenberg de Icaraí e São Gonçalo, pelo portal da editora, www.biblioteca24horas.com, ou diretamente pelo e-mail lebre.cristina@gmail.com.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

Publicidade

 

 

         
   

   

           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2017 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.