Página Inicial  GAZETA NITEROIENSE  Cadastro  |  Anuncie  |  Expediente

           
 

Página inicial Assine a Gazeta Contato

Resultado de imagem para seta gif png 

      Página Inicial       |       Notícias       |       Edição       |       ANUNCIE JÁ       |       Arquivo

 

 

 

O mundo digital já chegou. E você?

 

Publicado em 20/05/2017

Compartilhe essa notícia      

 

QUER ANUNCIAR NA GAZETA NITEROIENSE? CLIQUE AQUI

 

Acesso à internet por meio de um óculos? Acesso digital por meio de minha geladeira? Relógios que marcam os passos que damos, apontando a quilometragem e as calorias gastas, além de acessar minhas mensagens no Whatsapp? É possível? Não só é possível, como já é realidade. O mundo digital é o nosso mundo, é o mundo atual. Escuto pessoas dizendo “na minha geração não havia computadores e conversávamos pessoalmente”. Pois bem, compreende-se o que aquelas pessoas querem dizer, pois eu também vivi aquela época, em que tínhamos o envio de cartas de amor pelo correio, em que batíamos extensos papos com todos prestando atenção ao que diziam e sua vida privada tinha, realmente, privacidade. No entanto, “na minha geração”, atualmente, é uma contextualização que não deve encontrar mais aquela conotação de outrora, afinal, os computadores e demais equipamentos de acesso à internet já existem e aquelas referidas pessoas estão vivas. Portanto, aqui vai um alerta: essa é a nossa geração!

Enquanto estivermos nesse mundo, usufruindo de nosso belo e milagroso aparelho respiratório, faremos parte da geração vigente e, nesse mundo digital, não haverá mais espaço para aversões a máquinas e tecnologias. É preciso se reinventar como ser humano, integrando-se às mudanças que constituem um novo paradigma da comunicação. Interagir com a tecnologia que se desenvolve em velocidade impressionante é item indispensável da pauta do dia.

Tecnologia é a expressão que pode ser designada para caracterizar a teoria geral ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos que permitam o desenvolvimento de uma atividade. O intuito da tecnologia é ampliar os conhecimentos e servir de facilitadora para a vida moderna. Contudo, a tecnologia pode nos trair se não houver a sua adequada atualização e segurança. Para contextualizar casos de necessidade de aperfeiçoamento da segurança da informação, podemos destacar os casos de invasões praticadas por terceiros mal intencionados (denominados de crackers) que, por exemplo, obtêm informações de bancos de dados, até então considerados seguros, e as disponibiliza nas redes para o público em geral. Temos também emblemáticos cases de uso de informação confidencial, como o caso de Edward Snowden, ex-agente da CIA, e o do Wikileaks, de Julian Assange, que ainda permanece preso na Embaixada do Equador, em Londres.

Recentemente, tivemos um caso de ramsonware (tipo de vírus malware, na linguagem comum), que provocou uma pane sistêmica nos computadores do mundo, deixando as empresas e os Governos em situação de alerta máximo. Por isso, pensar na segurança da informação é pensar na proteção de dados tanto cadastrais quanto íntimos, pois os seus dados circulam, diariamente, na internet (o grande banco de dados, o Big Data) permitindo que muitas pessoas – físicas ou jurídicas - possam ter acesso.

Assim, não devemos temer ou criar aversão às tecnologias que surgem, mas, ao contrário, devemos entendê-las e com elas interagir. Não há mais retorno ao tempo “retrô”, precisaremos olhar para o atual formato mundial e absorvermos com segurança e ética as posturas que devem ser adotadas frente a tecnologia que se emprega no cotidiano. Portanto, procure conhecer mais sobre as tecnologias e interagir com os equipamentos, para obter o máximo de proveito voltado para as suas necessidades em busca de um vida mais cômoda e ágil.

Digitalize-se e viva a cidadania!

 

* Professor Barragan é Advogado, Contador, Professor de Direito Tributário e Financeiro, Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento e Coordenador de Projetos Sociais • Facebook: Professor Barragan • Twitter: @profbarragan • Instagram e Periscope: @professorbarragan • Site: www.portaldoprofessorbarragan.com.br

 

COLUNAS ANTERIORES

Edição 216 - De grão em grão


 


 
Deixe seu comentário:

 

 

QUER ANUNCIAR NA GAZETA NITEROIENSE? CLIQUE AQUI

 

 LEIA TODAS AS NOTÍCIAS 

 

 

GAZETA NO FACEBOOK

 

 

     
           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Contato

SEÇÕES

Edição

Notícias

Arquivo

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+
 

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

GAZETA

NITEROIENSE


Publicação da

Editora X Niteroiense

Ltda ME.



Copyright © 2011-2017 Gazeta Niteroiense 
|  Contato: (21) 2625-4907  |  Whatsapp (21) 98876-0120  |  Todos os direitos reservados.