Quantos anos tem sua pele?
Usando novas tecnologias, dermatologistas conseguem definir desgaste e estratégias para reverter envelhecimento
Qual a idade da sua pele? Ora, na pior das hipóteses, a mesma que a minha diria a maioria. Engano. Coisas como a exposição ao sol, falta de cuidados específicos, genética e muito outros fatores contribuem para que, na maioria das vezes, a idade do maior órgão do corpo humano supere a de seus donos.
Muitas vezes, isso pode ser percebido a olho nu, tamanha quantidade de rugas, sardas, manchas, etc – ou ausência desses fatores. Mas a tecnologia facilitou o cálculo deste desgaste. Aparelhos como o Facebox vieram para transformar a passagem do tempo em números e prevenir desgastes precoces.
A dermatologista Patrícia Breder, de Niterói, utiliza o Facebox e outros métodos para avaliar o envelhecimento da pele e como estabelecer estratégias para retardar ou amenizar este processo.
“Como em qualquer outra especialidade médica, nada é mais eficiente do que o acompanhamento constante com um profissional especializado. Esta semana mesmo recebi uma paciente jovem e bonita. Ela tem 33 anos e aparentava até menos que isso. Mas com o Facebox descobrimos que sua pele estava com quase 40 anos. Já iniciamos um tratamento e vamos recuperar parte disso. Mas, se ela tivesse vindo ainda mais jovem, sem dúvida conseguiríamos resultados ainda melhores”, explica Patrícia.