Centro Cultural da Região Oceânica promove atividades culturais e premia escritores
Tânia Ribeiro Roxo
O Centro Literário e Artístico da Região Oceânica de Niterói (CLARON) foi fundado em outubro de 2013, com o objetivo de movimentar o cenário literário e artístico da região oceânica de Niterói. E assim tem sido ao longo desses 5 anos de existência. Eventos literários e cursos fazem parte das atividades regulares do espaço que é gerido pela professora Mariney Klecz (foto).
Com uma gama de opções de cursos pagos e também a preços populares, o centro cultural visa facilitar o ingresso de pessoas de pouca renda no mercado de trabalho. Atualmente são oferecidos cursos de inglês, espanhol, redação, coatching, biodança, culinária, caligrafia artística, arte de dizer (declamação), entre outros.
Para Mariney Klecz que também é escritora, a ideia de fundar um centro cultural dedicado à literatura e ao ensino surgiu a partir da ausência de espaços voltados para a cultura na região. Isso motivou um grupo de membros da Academia de Letras da Região Oceânica de Niterói, junto ao Rotary Clube de Niterói Praias Oceânicas e à poeta Myrna Andréia Ribeiro, a planejar criar este espaço.
Segundo ela, o principal objetivo do CLARON é criar um “point” cultural onde poetas, músicos e interessados em literatura pudessem, além de divulgar suas criações, discutir temas inerentes”, explica.
De acordo com Mariney, a instituição propicia às pessoas de baixa renda, a oportunidade de estudar a preços populares, e até mesmo sem nenhum investimento através dos cursos gratuitos. “Temos contado com a colaboração de professores gabaritados que se dispõem a doar o seu tempo para esta ação social”, comenta.
A premiação do IV Festival de Poesias e Contos do CLARON, acontece neste sábado, dia 6, a partir das 16 horas. O evento vai reunir escritores que participaram do festival que acontece anualmente.
Entre os planos para 2019, um deles é solidificar a presença do espaço cultural na região, através dos cursos, do clube de leitura e dos encontros litero-musicais. “Queremos recrudescer estes projetos. Sonhamos com uma sede mais espaçosa, o que nos possibilitaria ampliar nossas atividades”, afirma Mariney.
Em novembro, será lançada a antologia A Pedra que Canta, pela editora Litteris. O evento acontece no dia 11 de novembro, às 16h, na Casa da Amizade de Niterói (Rua Murilo Portugal, 1.130 – Charitas –Niterói). O livro reúne contos e poesias dos participantes do festival literário que o CLARON já promove há 4 anos.
O CLARON fica na rua Macário Picanço, 558 – Itaipu – Niterói. Outras informações através dos telefones (21) 2609-9059 e (21) 99804-0023. O e-mail para entrar em contato é claronniteroi@gmail.com. Para quem deseja informações através da página no Facebook, o endereço é: https://www.facebook.com/claronniteroi.