Procon Estadual vistoria padaria em Pendotiba
A pedido do Ministério Público, o Procon Estadual vistoriou no último dia 28 em Niterói a Padaria Central, que fica na Estrada Gov. Celso Peçanha, 767 Loja 101, em Pendotiba, para verificar se irregularidades existentes anteriormente haviam sido sanadas. Os antigos problemas não foram resolvidos e novos foram encontrados.
A cozinha do estabelecimento foi interditada.Os fiscais constataram vários problemas de estrutura e de higiene. No interior das geladeiras de estocagem e no estoque seco havia diversos produtos mal armazenados e com forte odor de apodrecimento, além de utensílios enferrujados. As condições de higiene da cozinha eram precárias. Um gato circulava na área de preparo de alimentos, os quais estavam expostos e alguns deles armazenados no chão.
Havia marcas de insetos sobre pães armazenados sem nenhuma proteção e baratas pelo chão. Os fiscais encontraram frango temperado e doce de leite sobre o balcão e dentro da pia, no mesmo local em que se lavam utensílios, ficando expostos a restos de alimentos e sujeira. No local de preparo de alimentos também havia fiação elétrica exposta, sujeira no chão, além de rachaduras e um grande buraco no teto, expondo o ambiente a céu aberto e ao acúmulo de água de chuva.
Os fiscais também identificaram produtos com problemas relacionados a sua validade. Foram encontrados sem a especificação da data de vencimento 10kg de polvilho azedo, 3kg e 600g de frango temperado fora da refrigeração, 3kg e 600g de farinha de rosca e 1kg de fermento. Entre os produtos manipulados sem as datas em que foram manuseados e da nova validade, estavam 10kg de mortadela, 2kg e 400g de apresuntado, 1kg e 800g de muçarela e 1kg de mortadela defumada. Com o prazo vencido havia 2kg e 500g de linguiça defumada. Todos estes alimentos foram descartados.
Devido às irregularidades encontradas, os fiscais do Procon Estadual, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, interditaram a cozinha até que todos os problemas estruturais e de higiene sejam sanados. Um reforço na dedetização do local também deverá ser realizado e comprovado na Autarquia.
Fonte: www.procon.rj.gov.br