Copinha começa neste domingo com 128 times
A Copa São Paulo de Futebol Júnior volta em 2022 após não ser realizada em 2021 por conta da pandemia. O torneio tem início às 13h45 deste domingo (2), com a partida entre Mirassol e Taguatinga. Depois deste jogo, entrarão em campo ainda hoje Sport e Confiança às 16h e Linense e Andirá às 18h30.
O primeiro dos grandes a entrar em campo será o Atlético-MG, hoje às 20h45min, contra o Desportivo Aliança-AL. De olho no tetracampeonato, o Santos estreia contra o Operário-PR, dia 3 de janeiro, às 21h45min, em Araraquara. No mesmo dia, 19h30min, em Jaú, o Grêmio desafia o Mixto-MT. Às 15h15min, em Taubaté, o Botafogo enfrenta a Aparecidense-GO.
Maior campeão da Copinha, o Corinthians estreia diante do Resende-RJ, dia 4 de janeiro, às 21h45min, em São José dos Campos. No mesmo dia, às 15h15min, na cidade de Matão, o Fluminense, segundo maior vencedor da competição, encara a Jacuipense-BA.
No dia 5, o Vasco enfrenta o Lagarto de Sergipe às 11h. O Flamengo estreia no mesmo dia contra o Floresta-CE às 19h30.
O tradicional campeonato é responsável por revelar diversos nomes do futebol brasileiro, como por exemplo Neymar, Gabriel Jesus, Raí, Djalminha, Lucas Moura, Fred, Kaká, Cafú, Dida, entre outros. O atual campeão da ‘Copinha’ é o Internacional, que venceu o rival Grêmio nos pênaltis em 2020.
São 128 times espalhados por 32 sedes em todo o Brasil. Geralmente, a competição recebe jogadores com, no máximo, 20 anos de idade. No entanto, devido à ausência do campeonato no ano passado, jovens talentos que poderiam atuar no que seria a última edição poderão jogar em 2022. Portanto, o limite do torneio serão atletas que nasceram em 2001.
Uma mudança marcante é o palco da final, que não será realizada no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, como de costume. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não divulgou em qual estádio o título será decidido.