Do balcão do bar para a mesa de casa!
No Brasil, o mercado de bebidas alcoólicas vem notoriamente se diversificando. A posição dominante da cerveja como produto mais demandado vem sendo cada vez mais ameaçada por um consumidor que deseja explorar mais, principalmente, os vinhos e destilados. Além disso, o foco do consumo migrou para dentro das casas, o que provocou um aumento nas vendas online e, paralelamente, uma reaproximação entre consumidores e bartenders no ambiente virtual.
Um dos setores que mais ganhou força foi o de coquetéis engarrafados. Anteriormente, havia pouca demanda pelos produtos, devido à variedade de bares de coquetéis e as más condições de engarrafamento. Com a pandemia da covid-19, foi necessário o investimento em melhores tecnologias de armazenamento e a reorientação das empresas para o consumo doméstico.
Um dos cases de sucesso neste segmento é a destilaria APTK Spirits, que cresceu 248% em janeiro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa produz, além de coquetéis tradicionais, drinks engarrafados autorais, como o Sur L’Orange (à base de cachaça) e o Gallo Tropicalle (releitura do famoso rabo de galo). A direção da companhia aposta em uma continuidade de crescimento para o resto do ano.
De fato, a ausência de bartenders e bares de coquetéis (durante a pandemia) deu aumento à demanda por drinks engarrafados. “É óbvio que o consumo nos bares é algo completamente distinto, mas quando eu assino uma bebida da APTK, o consumidor sabe o nível de comprometimento e qualidade do que está bebendo”, diz Alexandre D’Agostino, bartender e sócio-fundador da APTK Spirits. Enquanto a ida aos bares não é completamente segura devido à pandemia, o setor só tende a crescer.
As tendências do segmento, de fato, apontam para este caminho e a direção da Abrabe – Associação Brasileira de Bebidas espera resultados positivos em 2022. O mercado de bebidas brasileiro pode abrir um bom drink para comemorar.