Geral

Fêmea de Bicho-preguiça é resgatada é devolvida à natureza

Animal foi levado para a sede do parque, onde foi assistido e solto, numa trilha da unidade de conservação

Guarda-parques do Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação localizada na zona oeste do Rio e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberam, nesta segunda-feira (12), uma fêmea do bicho-preguiça (Bradypus variegatus). O animal foi resgatado na Estrada dos Teixeiras, em frente a uma fábrica, por um morador da região, que levou a preguiça para a sede do parque, em Jacarepaguá.

O animal foi recebido por uma equipe da unidade de conservação e, como apresentou boas condições de saúde, foi devolvido à natureza: a preguiça foi levada para a trilha Rio Grande, situada no núcleo Pau da Fome, onde seguiu seu caminho.

O bicho-preguiça tem ocorrência em várias regiões do país, inclusive no bioma Mata Atlântica, e também pode ser encontrado em outros países das Américas do Sul e Central. Esse animal tem importância para a natureza, porque ajuda a semear a floresta, ao carregar as plantas de uma árvore para outra, durante sua locomoção.

Com 12.491 hectares de área, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona oeste. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo, e há um posto avançado em Vargem Grande, onde fica o quilombo Cafundá Astrogilda. O Parque Estadual da Pedra Branca é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Deixe um comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com