Outubro deve trazer mais calor e mais chuvas para o Sul
Depois da forte onda de calor que houve em setembro, há uma grande expectativa do que poderá vir em outubro, já que este é mês tipicamente de picos de temperatura no país.
Segundo a Climatempo, oito das 15 maiores temperaturas registradas no Brasil ocorreram em outubro de 2020. Antes da intensa onda de calor da primavera de 2020, as maiores temperaturas no Brasil eram no patamar de 43°C. Depois dela, o dígito mudou para 44°C.
O El Niño continuará influenciando o clima global. Este evento já é considerado forte e o fenômeno vai atuar até o próximo verão.
Dois efeitos marcantes no próximo mês serão o aumento da chuva sobre a Região Sul e o reforço das condições de diminuição da chuva sobre o Norte e o Nordeste do país.
Temperatura
Segundo o Inmet, a previsão indica que as temperaturas médias devem ficar acima da média em grande parte do País, principalmente em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores podem superar 29ºC.
Em algumas localidades do sul de Mato Grosso do Sul e parte da Região Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média. A ocorrência de dias consecutivos com chuva nessas áreas poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20°C.
Em áreas de maior altitude dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as temperaturas podem ser inferiores a 16ºC, sendo atribuídas aos dias consecutivos com chuva e, também, devido às incursões de massas de ar frio que ainda chegam, com menor intensidade, e provocam decréscimo das temperaturas em alguns dias.
Sudeste
Não há expectativa de chuva generalizada na Região Sudeste em outubro. Algumas frentes frias vão passar pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, mas serão desviadas para o oceano antes de alcançar o Espírito Santo. O estado de São Paulo recebe também a influência de áreas de instabilidade que crescem sobre o Sul do Brasil.
A previsão da Climatempo é de que a chuva de outubro fique um pouco abaixo da média em praticamente todas as áreas de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio de Janeiro.
No centro, norte e noroeste de São Paulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na região serrana do Rio de Janeiro, no Grande Rio e na região dos Lagos (RJ), o acumulado de chuva deve ficar dentro da média.
Já no no sul do estado do Rio de Janeiro, no oeste, centro, sul e leste de São Paulo, a tendência é de que chova um pouco acima da média.
A previsão da Climatempo é de que os volumes de chuva em todo o Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina fiquem acima da média.
No oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná, as precipitações devem ficar um pouco acima da média.
Eventos de temporais com ventos fortes e queda de granizo são muito comuns durante a primavera no Sul do Brasil e poderão ocorrer ao longo do mês de outubro.