Jayme Periard comemora 40 anos de carreira no palco do Theatro Municipal de Niterói
Comemorando 40 anos de carreira, o ator Jayme Periard sobe ao palco do Theatro Municipal de Niterói, em curta temporada, com o espetáculo “A QUEBRA”, nos dias 19, 20 e 21 de abril. A peça, com dramaturgia de Regina Antonini, nos leva a conhecer e refletir sobre os inúmeros casos de abuso sexual contra menores na Igreja Católica.
Amplamente retratadas no cinema, em documentários, filmes e grande cobertura da imprensa mundial nos últimos anos, essas histórias nos são agora apresentadas pela primeira vez no teatro.
Comissões independentes têm feito levantamentos sobre esses abusos, e seus resultados são alarmantes em vários países. A maioria dos abusos sexuais ocorreram quando as crianças tinham entre 9 e 14 anos. E não podemos nunca esquecer: “São crianças, não uma mera estatística.”
No espetáculo, Jayme Periard se reveza nos quatro personagens: o Cardeal, o Jornalista, o Padre e a Vítima.
Revelando, através deles, sacerdotes abusadores, aqueles que os protegem e o silêncio sobre esses crimes que ainda impera no Brasil. E nos apresenta o relato sensível e sincero de uma das vítimas.
Trajetória
Em seus 40 anos de carreira, Jayme Periard traz na bagagem muitos sucessos, em novelas e minisséries, passando pela TV Globo, Rede Record, TV Bandeirantes, SBT e pela extinta TV Manchete. Atuou em “A Gata Comeu”, “Dona Beija” (Manchete, 1986), “Roda de fogo” (Globo, 1986), “Brega & Chique” (Globo, 1987), “Mandala” (Globo, 1987) e “Despedida de solteiro” (Globo, 1992), “O Portador” (Globo, 1991); “Xica da Silva” (Manchete, 1996); “Mandacaru” (Manchete, 1997), “Amor e revolução” (SBT, 2011); “Escrava mãe” (Record, 2016), entre outras. Além de várias peças de teatro em que encenou, dirigiu e produziu.
“Que as pessoas acordem, despertem para esse assunto, principalmente, os pais que têm filhos pequenos. Que entendam que isso pode acontecer com qualquer criança. Então, a gente tem que escutar os nossos filhos, tem que prestar atenção no comportamento deles. Não pode achar que é tudo fantasia da cabeça deles, porque não é. Tem que ficar de olho mesmo. Tem que entender que isso pode acontecer, e que isso acontece.”, relata a autora, afirmando que a peça serve como um importante alerta.
SERVIÇO
A Quebra – com Jayme Periard
Datas: 19 a 21 de abril
Horário: 20h (sexta) | 19h (sábado) | 18h (domingo)
Classificação etária: 16 anos
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 60
Local: Theatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908