Geraluniverso

Tempestade solar pode atingir a Terra e causar apagões neste fim de semana

Magnitude do evento fez agência americana emitir um aviso de tempestade geomagnética “severa”, o primeiro alerta do tipo em 19 anos.

O Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos emitiu alerta sobre uma severa tempestade solar que deverá trazer impactos muito significativos no planeta, além de interferir nos sistemas de GPS.A ejeção de massa geomagnética foi classificada como nível G4 (numa escala de cinco níveis), e deve ocorrer entre esta sexta-feira (10) e o próximo domingo. O evento pode causar apagões, afetar satélites e redes de energia.

Uma tempestade geomagnética acontece quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra. Os eventos causados por erupções na superfície do Sol possibilitam que partículas sejam projetadas até aqui, causando tempestade magnética, causando, por exemplo, auroras boreais. O fenômeno pode interromper telecomunicações e até danificar equipamentos eletrônicos.

A tempestade solar provocou uma raríssima aurora austral na Argentina, que pode ser vista no Ushuaia, ao sul do país. De acordo com o serviço meteorológico argentino na Rede X (extintor), não é comum ver o fenômeno tão ao norte do Polo Sul. No Chile, o fenômeno foi visto na região de Los Lagos e na Patagônia.

O sol tem registrado fortes explosões solares desde quarta-feira (8), resultando em cinco explosões de plasma. Cada uma dessas explosões pode conter bilhões de toneladas de plasma solar. Esse evento incomum parece estar associado a uma mancha solar com 16 vezes o diâmetro da Terra.

Em 2003, uma tempestade solar como essa cortou a energia na Suécia e danificou transformadores na África do Sul. O atual ciclo solar pode atingir o pico neste ano ainda, e há uma probabilidade de 10% que esse tipo de evento possa afetar nossa internet nos próximos anos.

.

Deixe um comentário