Culturagazetanit

Solar do Jambeiro recebe espetáculo de dança do ventre

Apresentação, gratuita e aberta ao público, acontecerá no sábado (20/07)

A Casa de Cultura Solar do Jambeiro recebe espetáculo de dança do ventre neste sábado, 20 de julho, com entrada gratuita e aberta ao público. O solo, apresentado pela bailarina Júlia Signer, busca despertar a alegria interna e a conexão com as intuições, tendo a linguagem oriental da dança como fio condutor. A peça é uma obra autoral da artista, que buscou inspiração na filosofia sufi e nos poetas persas Rumi e Attar para desenvolver o texto. Já a composição musical é assinada pela cantora e multi-instrumentista uruguaia Valentina Pecora.Durante a apresentação do espetáculo “A Amante de Deus”, a artista busca expressar anseios e a fusão com o divino ao discutir as aflições de uma sacerdotisa na relação amorosa com a divindade. No tarô, a sacerdotisa é a segunda carta dos arcanos maiores, que representam fases da vida, sendo considerada como a guardiã da mente subconsciente e a educadora da sabedoria divina e dos segredos ocultos, representando intuição, mistério e observação.

Para Júlia, a dança do ventre propicia a percepção das profundezas da alma, da beleza e do experienciar  e, por isso, a peça propõe uma viagem interior a partir dessa arte milenar e ainda atual. “Em cada movimento, busco transformar a dança do ventre em uma experiência espiritual para o público”, revela.

Em sua narrativa, a história da peça acontece na Grécia antiga em um templo de Ártemis e Apolo, e discorre sobre o amor humano e o encontro com o divino, trazendo para a atualidade essa trajetória ancestral de entrega espiritual. É neste cenário que a sacerdotisa passa por provações emocionais até alcançar a fusão com a divindade. Na poesia sufi, tradição filosófica oriental que fundamenta o texto, Deus é visto como um ser supremo, o maior amor possível e, nele, a redenção em si.

Serviço:
Evento: “A Amante de Deus”;

Data: 20/07/24 (sábado), às 17h;
Local: Solar do Jambeiro – R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói/RJ;
Entrada: gratuita (aberta ao público);
Classificação: 14 anos;
Duração: 40 minutos;
Mídias sociais: @julia_signer, ou acesse o site (juliasigner.com.br).

.

Deixe um comentário