Esporte

Itacoatiara Big Wave 2024: Previsão de ondas grandes para os surfistas

Atletas brasileiros e internacionais, como Lucas Chumbo e Pedro Scooby, confirmaram presença na competição em Niterói. 

A previsão é de boas ondas para a sexta edição do Itacoatiara Big Wave, que acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 7h, na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Organizadores e surfistas estão se preparando para um mar com ondas potentes entre quatro e cinco metros durante o evento, que tem apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Pela primeira vez, a premiação acontecerá no mesmo dia da competição para a melhor performance no Time Masculino, Time Mulher-Homem e Melhor Onda de Bodyboarding, contemplando duplas formadas pelo surfista e o piloto de moto aquática. A premiação por time (ou dupla) acontece por conta de o IBW ser uma competição na modalidade tow in, quando o surfista é rebocado até a onda por motos aquáticas. Entre os atletas já confirmados estão nomes como Lucas Chumbo, Pedro Scooby e surfistas internacionais vindos da Argentina, França, Portugal e Inglaterra.

Além dos atletas do surfe, o IBW 2024 premiará a melhor onda de bodyboarding, uma forma de reconhecimento a Itacoatiara, uma das mais importantes praias na formação dos melhores bodyboarders de ondas grandes do Brasil. A premiação para todas as categorias soma R$ 115 mil.

Esta é a 6ª edição ininterrupta do Itacoatiara Big Wave que já é reconhecido como uma das principais provas do surfe de ondas grandes do Brasil. E, para além da tradição já conquistada, o IBW inova a cada ano. Em 2019, o campeonato foi o primeiro do Brasil a incluir a categoria feminina numa competição de ondas grandes. Naquele ano, os campeões foram Paulo Moura e Michaela Fregonese na modalidade remada.

Também na remada, em 2020, Pedro Calado foi o melhor surfista, título que ganhou novamente em 2021 ao lado de Michelle des Bouillons. Em 2022, mais uma inovação, a inclusão da categoria tow in vencida por Willyam Santana e que teve Gabriel Sampaio ao seu lado no pódio na categoria remada. No ano passado, 2023, a disputa foi apenas na categoria tow in vencida por Gabriel Sampaio, José Aníbal (maior onda) e Michelle des Bouillons (melhor performance feminina).

Fotos: Divulgação

.

Deixe um comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com