Navio que bateu na ponte deixa o Rio após dois anos
O NM Luiz, anteriormente conhecido como Navio São Luiz, deixou o Porto do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (13) após quase dois anos atracado. A operação, que durou aproximadamente quatro horas e meia, começou às 7h e foi concluída às 11h30, quando o navio cruzou a poligonal do porto. Quatro rebocadores azimutais e equipes especializadas garantiram a segurança da manobra, coordenada pela PortosRio e pela Praticagem-RJ.
A saída do NM Luiz encerra um longo processo judicial que manteve o graneleiro atracado desde 2022, após colisão com a Ponte Rio-Niterói. Na ocasião, o graneleiro, que estava ancorado na Baía de Guanabara desde 2016, foi levado por um forte vento e se chocou contra a estrutura, perto de Niterói.
O navio foi adquirido em leilão pelo armador turco Rota Shipping e passou por diversos preparativos para assegurar uma partida segura, sem prejudicar o tráfego marítimo ou o meio ambiente na Baía de Guanabara.
Com destino à Turquia, o NM Luiz agora segue escoltado por rebocadores oceânicos. A PortosRio celebrou o êxito da operação, reforçando seu compromisso com a segurança marítima e a continuidade das atividades portuárias no Porto do Rio de Janeiro.
.