Exposição mistura histórias do passado com Inteligência Artificial
.
Buscar o entendimento de nossas próprias histórias por meio de antepassados. Essa é a proposta da artista visual Mary Dutra com a exposição Minh'alma Nossa alma, que estreia no dia 23 de novembro no Espaço Cultural Correios Niterói. A mostra é resultado de uma extensa pesquisa realizada por Mary sobre gerações passadas de artistas de sua família — seu pai, avô e bisavô —, e apresenta um acervo inédito de obras que atravessaram quase um século de história, de 1928 até os dias atuais.
Com curadoria de Fernanda Deminicis e entrada gratuita, o projeto propõe uma conversa do passado com o futuro da inteligência artificial na Arte. Neste processo de paridade e releitura das obras, como livros e pinturas de sua família, Mary traz, através de sua perspectiva contemporânea, novas obras que dialogam com este acervo do passado.
A criação é baseada na apropriação visual ou textual da sua própria família numa produção singular que resulta em instalações, sons, poemas, vídeos, painéis e experimentações por meio de inteligência artificial. A artista, que sempre trabalhou com inovação, mistura novas tecnologias com temas de passado e memórias. Essas obras ocuparão as quatro principais salas expositivas do Espaço Cultural Correios Niterói.
A exposição traz uma instalação com 220 peças de escombros de palavras do passado, retiradas dos livros do poeta C. Paula Barros (bisavô), além de textos recriados por IA com um português de 1920. Uma outra sala sonora com memórias contadas, traz retratos de família pintados por C.M. Paula Barros (pai).
A sala central traz 10 painéis em grandes formatos com o tema da mãe como elo que conecta as gerações. Mary, como única artista mulher e mãe, se coloca no centro destes homens artistas como peça principal de força e conexão. “Neste espaço, trago reflexões sobre o tempo da mãe. São palavras de 1930 reconfiguradas em novos poemas, trazendo temas sobre ninho, afeto, filho e maternidade”, diz a artista.
Entre os destaques da exposição estão as oito obras da Série Póstuma, uma cocriação entre ela e seu avô Luis Ludovico (Aloysio de Paula Barros). Com o uso de inteligência artificial, a série pressupõe uma extensão da obra do artista, 30 anos após sua morte. Com interferências caligráficas realizadas por Mary, as novas obras conectam passado e futuro, misturando sentimento, memórias e novas tecnologias.
Serviço:
Exposição Individual Minh'alma Nossa alma
Artista: Mary Dutra
Instagram: @art_marydutra
Curadoria: Fernanda Deminicis
Editora: Afluente
Período: de 23 de novembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1o pavimento
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Dias e horários: De segunda a sexta-feira, das 11h às 18h e sábado, das 13h às 18h (exceto feriados).
Entrada Gratuita
Crédito Fotos: Karyme França