Oficina vai ensinar práticas com plantas medicinais em Niterói
Evento gratuito oferecerá conhecimentos sobre fitoterápicos, com foco no preparo seguro e artesanal de remédios naturais.
.
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), por meio de sua Divisão de Educação Ambiental (DIEA), realizará na próxima terça-feira (10), às 9h30, a oficina “Práticas com Plantas Medicinais”, no viveiro de mudas da companhia. O evento, que conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas (PGEB) e do grupo PET – Farmácia Viva da Universidade Federal Fluminense (UFF), será ministrado pela professora e doutora Thelma de Barros Machado, especialista em fitoterápicos e produtos naturais.
A oficina é aberta ao público e voltada para aqueles que desejam aprender sobre práticas naturais de saúde, incluindo estudantes e profissionais das áreas de saúde e bem-estar. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de aprender a preparar fitoterápicos de forma artesanal e segura, como chás, tinturas, óleos medicinais, pomadas, géis e emplastros, sempre com base em fundamentos científicos e práticas tradicionais.
O conteúdo abordado incluirá:
- Introdução aos Fitoterápicos: conceito, histórico do uso de plantas medicinais, legislação e segurança no uso de fitoterápicos caseiros, além dos critérios para a seleção de plantas medicinais.
- Técnicas de Preparo: desde a elaboração de chás (infusões e decocções) e tinturas (extração de princípios ativos por maceração alcoólica) até a produção de óleos medicinais e pomadas com emulsão em bases naturais para uso terapêutico e cosmético.
- Higiene e Conservação: boas práticas de manipulação caseira e métodos de conservação e validade dos produtos.
- Aplicações Práticas: identificação das indicações terapêuticas para os produtos preparados, com recomendações de uso e precauções.
O coordenador do DIEA e do Viveiro da Clin, Luiz Vicente, destaca que a oficina proporcionará aos participantes uma vivência prática em um espaço com cerca de 140 mil mudas, incluindo 90 espécies nativas da Mata Atlântica. “Teremos demonstrações práticas de cada tipo de fitoterápico, promovendo o autocuidado e o uso sustentável de recursos naturais”, afirmou.
A professora Thelma de Barros Machado, especialista na área, reforça que a oficina será uma excelente oportunidade para os participantes adquirirem o conhecimento necessário para preparar produtos fitoterápicos básicos com segurança e eficácia.
Serviço:
Práticas com Plantas Medicinais
10 de dezembro (terça-feira) às 9h30
Viveiro da Clin (Rua Indígena, 72 – São Lourenço)