Pan do Rio e Niterói pode tirar a Linha 3 do metrô do papel
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A candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031 pode destravar o projeto da Linha 3 do metrô, planejado desde a década de 1970. O novo ramal ligaria o centro da capital às cidades vizinhas de Niterói e São Gonçalo por um túnel submarino atravessando a Baía de Guanabara. Atualmente, o transporte entre essas cidades é feito por ônibus ou balsas, opções que enfrentam limitações diante da demanda crescente.
O projeto surge como um potencial legado do evento, já que o Pan exigirá investimentos em mobilidade para atender às necessidades das sedes. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidirá em 29 de janeiro qual cidade brasileira representará o país – o Rio e Niterói enfrentam a concorrência de São Paulo – e a escolha final será anunciada pela Comissão Desportiva Pan-Americana em agosto de 2031.
Apesar das etapas pendentes, a prefeitura do Rio já formou um grupo de trabalho para atender às exigências do COB e planejar soluções de infraestrutura. O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, destaca que, embora a cidade tenha estrutura esportiva sólida após os Jogos de 2016, há espaço para avanços, e a Linha 3 seria um legado transformador.
O metrô do Rio percorre atualmente 54,5 km, atendendo apenas à capital, e a última grande expansão ocorreu em 2016, com a Linha 4, construída para as Olimpíadas. A candidatura ao Pan também reflete uma estratégia para consolidar o Rio como sede de eventos internacionais, estimulando o turismo e movimentando setores econômicos, como hotelaria e gastronomia.