Niterói realiza nova operação para combater motos barulhentas
De acordo com Nelson Godá, presidente da NitTrans, a população tem um papel importante ao ajudar a identificar locais com grande circulação de motocicletas irregulares.
“Estamos nas ruas, há mais de um mês, com uma ação contínua para coibir as irregularidades provocadas por condutores que desrespeitam as regras de trânsito. Nosso foco é o alto nível de ruído, que causa transtornos à população. Além disso, durante a fiscalização, também verificamos documentos, uso do capacete e calçados adequados. A operação seguirá, e a população pode nos ajudar indicando, através das nossas redes sociais, possíveis locais para novas abordagens”, afirmou Godá.
A operação ocorreu na Avenida Rio Branco e durou cerca de duas horas. Durante a ação, foram realizadas vistorias em 173 motos, sendo uma apreendida e 13 condutores autuados. Agentes da NitTrans identificaram alterações nos escapamentos, responsáveis pelo aumento do volume do som emitido pelos veículos. Também foram verificadas modificações estruturais nas motos.
A ação tem caráter educativo, reforçando a importância do cumprimento das normas de trânsito, e resultou na regularização de quatro motos no local, com notificação dos condutores pelas infrações cometidas.
A blitz contra motos barulhentas é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são passíveis de multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foto Claudio Fernandes
.