Amazon
Culturagazetanit

Ilha da Boa Viagem tem programação cultural gratuita neste fim de semana

Atividades incluem música e teatro infantil em um dos principais patrimônios históricos de Niterói. 

.
A Ilha da Boa Viagem, um dos marcos históricos de Niterói, recebe neste final de semana uma programação cultural gratuita promovida pela Fundação de Arte de Niterói.

No sábado (29), às 11h, o Duo Carlos Chaves e Diogo Sili, formado por cavaquinho e violão de 7 cordas, apresenta um repertório que passeia por choros, sambas, maxixes e composições autorais.

No domingo (30), as crianças serão o destaque com a contação de história Amores de Dona Baratinha, interpretada pela atriz, cantora e pedagoga Luísa Linhares, às 11h. A narrativa acompanha Dona Baratinha, uma moça alegre e trabalhadora que economiza suas moedinhas para realizar o grande sonho de se casar.

Todas as atividades são gratuitas e têm classificação livre para todos os públicos.

Um patrimônio de história e tradição

Localizada na costa da Baía de Guanabara, a Ilha da Boa Viagem foi tombada pelo Iphan em 1938. Sua história remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, ponto de peregrinação de marinheiros em busca de bênçãos para suas viagens. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.

Além da importância religiosa, a ilha teve um papel militar estratégico na defesa da Baía de Guanabara. Recentemente, a Prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na revitalização do espaço, restaurando edificações históricas como a capela, o fortim e o casarão conhecido como castelo.
.

Deixe um comentário

Magazine Luiza