Ilha da Boa Viagem tem programação cultural gratuita neste fim de semana
No sábado (29), às 11h, o Duo Carlos Chaves e Diogo Sili, formado por cavaquinho e violão de 7 cordas, apresenta um repertório que passeia por choros, sambas, maxixes e composições autorais.
No domingo (30), as crianças serão o destaque com a contação de história Amores de Dona Baratinha, interpretada pela atriz, cantora e pedagoga Luísa Linhares, às 11h. A narrativa acompanha Dona Baratinha, uma moça alegre e trabalhadora que economiza suas moedinhas para realizar o grande sonho de se casar.
Todas as atividades são gratuitas e têm classificação livre para todos os públicos.
Um patrimônio de história e tradição
Localizada na costa da Baía de Guanabara, a Ilha da Boa Viagem foi tombada pelo Iphan em 1938. Sua história remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, ponto de peregrinação de marinheiros em busca de bênçãos para suas viagens. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.
Além da importância religiosa, a ilha teve um papel militar estratégico na defesa da Baía de Guanabara. Recentemente, a Prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na revitalização do espaço, restaurando edificações históricas como a capela, o fortim e o casarão conhecido como castelo.
.