CLIQUE AQUI

PRINCIPAL | GERAL | ESPAÇO MULHER | ESPORTE | TOQUES | TOP | SOBRE RODAS |  ARTE & ESPETÁCULO | CLASSIFICADOS

   EDIÇÕES ANTERIORES   •   CADASTRO   •   CONTATO
   
    
 

 Google 


 Edição completa PDF

 Edição nº 6 • Semana de 10 a 16 de setembro de 2011

Jardim Botânico completa 105 anos

Flores, artesanato e produtos rurais dão o tom da festa

O Jardim Botânico de Niterói celebra aniversário, com uma programação que inclui atividades culturais e ecológicas, de 16 a 18 de setembro. Dentre as atrações estão exposições de plantas, flores e artesanato rural e a inauguração do orquidário e bromeliário. Durante os três dias de comemoração, a entrada será aberta ao público gratuitamente. O Jardim Botânico fica na Alameda São Boaventura, 770, Horto do Fonseca.

Na sexta-feira (16), plantas tropicais, orquídeas, bromélias e produtos rurais estarão em exposição das 12h às 17h. O destaque dos produtos será dado à agroindústria familiar que contempla cachaças, doces, queijos e ao turismo rural. No dia seguinte, seguem as exposições das 9h às 17h, com uma interrupção às 10h, quando serão inaugurados o orquidário e o bromeliário do Jardim Botânico. No domingo (18), além das exposições, haverá apresentação de cães do 12º Batalhão da Polícia Militar, às 11h; atração infantil, às 12h; e música, às 13h.

O evento é uma idealização da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, através dos programas Florescer e Prosperar. O primeiro tem a finalidade de financiar recursos de investimentos para produtores de flores, plantas ornamentais e medicinais, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (FUNDES), por meio do Banco do Brasil. O segundo prevê capacitação, adequação às novas legislações e gestão do empreendimento, resultando na inclusão integral das agroindústrias familiares no mercado formal.

Qualificação e Profissionalização
Faetec abre vagas para cursos gratuitos

Segue, até 25 de setembro, o prazo de inscrição para cursos gratuitos profissionalizantes e de qualificação da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Sessenta unidades participam do processo que oferece 14.589 oportunidades de ingresso em todo o estado. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.faetec.rj.gov.br, bastando acessar o link "Cursos Profissionalizantes - FIC / Inscrições Online".

As vagas serão sorteadas no dia 26 de setembro, no auditório da presidência da Faetec, a partir das 10h. A listagem será divulgada no site da instituição. Os candidatos sorteados terão de 27 de setembro a cinco de outubro para se matricular e quem não o fizer não poderá realizar a inscrição no curso. Restando vagas, a Faetec chamará candidatos da lista de espera, que deverão se matricular de sete a 14 de outubro. Diante do não comparecimento e havendo necessidade, outros períodos de matrícula serão abertos para preenchimento das vagas.

No ato da matrícula, os contemplados devem comparecer à unidade escolhida, munidos de originais dos documentos de identidade e CPF e comprovantes de residência e escolaridade, dependendo da vaga.

 O início das aulas está marcado para 17 de outubro. Todos os alunos matriculados em cidades que possuem o sistema de bilhetagem eletrônica vão receber o Rio Card. Mais informações pelo site da Faetec ou pelos telefones 2332-4085 e 2332-4083.

Programa Silêncio
Alunos monitoram qualidade sonora em Niterói

Pensando em melhorar a qualidade do som em Niterói, alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli) criaram o projeto "Programa Silêncio", que mensura a sonoridade dos bairros Icaraí, Centro, Ingá e São Domingos. O programa é orientado por professores do curso e visa monitorar a qualidade do município em relação a geração de ruídos e vibrações. Todas as medições são feitas por aproximadamente 120 alunos treinados.

De acordo com o professor supervisor do projeto, José Luiz Gato, o Unipli adquiriu toda a aparelhagem necessária à medição. Foram comprados um decibelímetro, para as vistorias, e equipamento de precisão, para medição dos níveis de decibéis emitidos pelas diferentes fontes sonoras, o mesmo utilizado pelos órgãos fiscalizadores. A orientadora do projeto, Sheila Franklin, explica que após a coleta de dados, os resultados são lançados em um mapa que, através de um código de cores, identifica a situação de cada região.

Ao serem identificadas as fontes de geração de ruídos, os alunos deverão elaborar propostas de soluções, que serão apresentadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói. "A finalidade é identificar focos de poluição sonora para que sejam elaboradas ações preventivas. Além da cidade de Niterói, pretendemos levar o projeto para outros municípios vizinhos, como São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito", diz o coordenador do curso, professor Luiz Mello.

Crianças desaparecidas terão atenção especial do Estado

A Alerj aprovou com unanimidade, na última terça (6), o projeto de lei que obriga o Estado a dar atenção específica aos casos de crianças desaparecidas, criando uma delegacia especializada. Segundo a norma, de autoria do ex-deputado Jorge Picciani, a Delegacia Especial fica responsável pelo registro, investigação, abertura de inquérito e todos os demais procedimentos policias para a localização das crianças e dos adolescentes desaparecidos.

O Estado já tem o setor de desaparecidos na estrutura de quatro delegacias de homicídios (Centro, Zona Oeste, Niterói e Baixada Fluminense). A partir de agora, a Delegacia Especial vai integrar essa estrutura, possivelmente com quatro assistentes sociais especializados para o atendimento às famílias. Qualquer informação a respeito de criança desaparecida deverá ser dada via internet ou telefone (0800).

Curso gratuito de cinema tem vagas limitadas

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Cinema Brasileiro Contemporâneo", que será realizado no Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD-Niterói), a partir do dia 20 de setembro. Não há pré-requisito para concorrer a uma vaga. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet (npdniteroi.blogspot.com).

O objetivo do curso é fazer um estudo dos últimos 15 anos da produção cinematográfica nacional, através de diferentes visões. Serão dez encontros, terças e quintas-feiras, das 16h às 19h. Durante as aulas, os participantes estudarão desde o fechamento da Embrafilme, que tornou órfão o cinema do país, passando pelo renascimento da arte no Brasil, até o reconhecimento atual dos públicos nacional e internacional. Também serão citados os novos cineastas, o fenômeno da regionalização do cinema e o boom dos documentários. Para ilustrar, serão exibidos filmes sobre os assuntos abordados.

Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, apoiada pelo NPD-Niterói, que fica na Avenida Rui Barbosa, 388, São Francisco. Mais informações pelo telefone 2610-1516. 

Top Fashion Fotogenia 2011 chega a Niterói

Niterói recebe o concurso Top Fashion Fotogenia 2011 neste domingo (11), às 18h, no Centro Cultural Abrigo de Bondes, para descobrir novos talentos na aréa de modelo fotográfico. No mesmo dia, serão selecionados os cinco classificados da etapa Niterói feminino e cinco masculinos e, logo após, haverá a grande final do concurso, com os classificados das três cidades, totalizando 15 mulheres e 15 homens. A entrada é franca.

Os três primeiros lugares ganharão um ensaio fotográfico com o fotógrafo de moda Julio Cerino e um almoço com direito a um acompanhante. O vencedor levará um book profissional no valor de R$ 1.400, assinado por Julio e produzido por Rozi Marinho; bolsa de 100% no curso de modelo e manequim, ministrado pela Becs Roses Model e R$ 500. O segundo lugar irá faturar bolsa de 50% no mesmo curso e ensaio fotográfico com 50 fotos em CD. Quem ficar em terceiro também ganhará bolsa para o curso, só que com 40% de desconto; um look (roupa) e ensaio fotográfico com 30 fotos.

O Centro Cultural Abrigo de Bondes fica na Rua Marquês do Paraná, 100, no centro de Niterói. Mais informações pelo telefone 2620-8169.

Encontro reúne assessores de Comunicação do RJ 

Estão abertas as  inscrições para o II Encontro Estadual de Assessores de Comunicação (ENJAC 2011), que será realizado no dia 17 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Niterói, das 9h às 20h. O encontro é aberto a estudantes, professores, jornalistas, assessores de imprensa e demais interessados em assessoria de Comunicação. As inscrições devem ser feitas através do portal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (www.sindicatodosjornalistas.org), onde consta toda a programação e valores de investimento.

O evento terá como tema central "A liberdade de expressão e o jornalismo nas assessorias de comunicação", seguindo a pauta do Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que será realizado em outubro, em Natal. A abertura será às 9h30 e, logo em seguida, haverá Plenária para aprovação do Regimento Interno. Depois disso, serão realizados três painéis de debates.

Além dos temas das plenárias,  serão discutidos assuntos como "O assessor de imprensa e a ética", "O assessor de imprensa e o mercado de trabalho" e a "Relação do assessor de imprensa com os veículos de Comunicação". Todos os participantes terão direito a almoço, coquetel, pastas, certificados e um tour pelos principais pontos turísticos da cidade, oferecido pela Prefeitura de Niterói, através Niterói Empresa de Turismo (Neltur).

Favorecidos do BPC podem trabalhar sem perder o benefício

Pessoas com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), já podem entrar para o mercado de trabalho sem correr o risco de perder o benefício. A decisão consta no projeto de lei - sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 1º de setembro - que altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

A nova lei muda a definição conceitual de pessoa com deficiência e amplia a possibilidade de inclusão profissional desse público. Antes, o deficiente perdia o benefício, caso estivesse praticando atividade remunerada. A partir de agora, o beneficiário pode ingressar no mercado de trabalho e ter o benefício suspenso temporariamente. Se nesse período ele não conseguir se manter no trabalho ou não adquirir o direito a outro benefício previdenciário, ele retorna ao BPC sem precisar passar pelo processo de requerimento ou de avaliação da deficiência e do grau de impedimento  pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  

O período de suspensão não é determinado pela lei, mas o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do BPC, irá propor um prazo de dois anos ao Legislativo. Embora operacionalizado pelo INSS, o BPC não é pensão vitalícia, nem aposentadoria. Os beneficiários passam por revisão do INSS a cada dois anos.

Medidas para melhorar o atendimento às urgências do SUS

Os municípios com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) poderão ter aumento de 66% no valor de custeio das ambulâncias, desde que seus gestores cumpram os critérios de qualidade e tenham um plano regionalizado de atendimento, como estabelece a portaria 2.026, publicada no Diário Oficial da União, em 25 de agosto. As medidas integram as novas ações da política Saúde A Toda Hora, instituída pelo governo federal, no primeiro semestre, para reorganizar a rede de atenção às urgências do SUS.

O governo definiu o prazo de 90 dias (a contar da data em que as ambulâncias foram doadas) para que os gestores entreguem as documentações necessárias, provem a qualidade do serviço de urgência e habilitem os novos veículos do SAMU 192, doados pelo Ministério da Saúde, que também financiará o atendimento dos Veículos de Intervenção Rápida (VIR) e os serviços Aeromédicos.

Semi-final de futebol feminino agita o 5 de Julho

Os times Semeador e Asclin competem neste domingo (11), às 14h, no Combinado 5 de Julho, para decidir quem enfrentará o líder Mancha na final da Copa Celeste de Futebol, marcada para dia 18. Até o momento, a classificação é a seguinte: Mancha em primeiro lugar, com sete pontos, Asclin e Semeador empatam em segundo, com três pontos e, em último, segue o 5 de Julho, com apenas dois. Na artilharia, o destaque é para Cristina Bomfim (Mancha), com seis gols e cinco pontos de diferença das demais artilheiras, que só têm um gol na contagem.

Agora é lei

A rede estadual de Saúde poderá prestar assistência especial às pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com a lei 6.033/11, publicada no Diário Oficial do Executivo no último dia 8. A nova norma, de autoria do deputado Paulo Ramos (PDT), cria o Programa de Assistência aos Vitimados com AVC. Além de prestar assistência aos pacientes, o programa terá por finalidade reabilitá-los e reintegrá-los, caso fiquem com sequelas após o derrame cerebral.

A proposta nasceu do conhecimento do trabalho desenvolvido pelo médico niteroiense Daniel Chutorianscy, que passou a se dedicar ao tema após ter sido vítima de um derrame. "Ele criou um grupo de assistência ao descobrir que o AVC vitima mais de um milhão de pessoas no Brasil por ano e que cerca de 250 mil ficam com sequelas. É uma situação que merece a atenção do sistema público", disse Paulo Ramos. 

Pestalozzi atende gratuitamente no dia 19

A Pestalozzi de Niterói promove mais uma edição do Programa Exercitando a Cidadania no dia 19, das 10h às 15h, na área de estacionamento da instituição, em Pendotiba. O evento contempla uma série de serviços gratuitos e é aberto à população. Haverá serviços como segunda via de documentos, palestras, informações sobre defesa do consumidor e direitos do cidadão. Já está confirmada a presença de representantes das seguintes instituições públicas e privadas: Ampla, Codecon da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e CRAS do Badu. A iniciativa é do Serviço Social da Pestalozzi de Niterói, que mensalmente realiza atividades abertas ao público, como palestras e encontros temáticos.

Site da OAB bate recorde de acesso

Novamente o site da OAB de Niterói bate recorde de acessos. Em agosto, a página www.oab-niteroi.org foi visitada 270.617, sendo 44,01% dos internautas do exterior. O presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, atribui o crescimento contínuo à "credibilidade da entidade e ao bom material à disposição dos advogados". Eles ressaltou que as páginas mais visitadas dizem respeito aos noticiários informativos local e nacional, seguido da procura por cursos na Escola Superior de Advocacia (ESA) e agenda de eventos. A entidade também atualiza os advogados, diariamente, através da rede social Twitter (oabnit), contando com mais de 960 seguidores.

Copyright © 2011 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello