CLIQUE AQUI

PRINCIPAL | GERAL | ESPAÇO MULHER | ESPORTE | TOQUES | TOP | SOBRE RODAS |  ARTE & ESPETÁCULO | CLASSIFICADOS

   EDIÇÕES ANTERIORES   •   CADASTRO   •   CONTATO
   
    
 

 Google 


 Edição completa PDF

 Edição nº 6 • Semana de 10 a 16 de setembro de 2011

Terapia Ortomolecular 
Estresse pode desencadear menopausa
precoce e envelhecimento sexual

Já virou lugar-comum dizer que o estresse é o mal do século, mas infelizmente esta é uma afirmação pertinente, já que a comunidade científica do Brasil e do mundo a cada dia confirma e revela detalhes sobre esse trauma emocional, geralmente provocado pela rotina agitada da vida contemporânea. E as mulheres se tornam alvos fáceis desse estado, uma vez que se desdobram para dar conta das dezenas de responsabilidades que lhes cabem.

Pós-graduada em medicina ortomolecular e antienvelhecimento, com especialização em modulação hormonal, a médica Jacqueline Serra diz que a medicina ortomolecular está atenta a esse fenômeno que não é novo, mobilizando especializações quase que exclusivas para acrescentar novidades aos tratamentos médicos. "Principalmente porque crescem as pressões no trabalho, o trânsito caótico, os problemas pessoais e os assuntos que mantêm o ser humano em alerta ou em tensão, capazes de desencadear estresses em diversos níveis", Jacqueline explica que o estresse é a resposta fisiológica do organismo como forma de defesa natural a essa enxurrada de situações.

Nesse estado de permanente sobressalto, o organismo produz substâncias que tendem a mantê-lo na faixa de equilíbrio. Porém, quando em grande escala, a produção dessas substâncias pode entrar em uma faixa deficitária por esgotamento de função das glândulas e gerar um desequilíbrio orgânico.

A médica conta que uma determinada empresa realizou uma pesquisa, em abril deste ano, com 17 mil mulheres, em 12 estados brasileiros. De acordo com o estudo, as mulheres têm nível de estresse mais alto do que os homens. Nesse caso, vale atenção redobrada porque um dos problemas que mais aumenta entre as mulheres é a menopausa precoce, decorrente do nível elevado de estresse. "E se o estresse não é considerado uma doença, pode desencadear uma série de enfermidades como câncer, depressão, males gastrointestinais, ataques infecciosos e distúrbios reprodutivos", alerta Jacqueline.

A especialista também ressalta que o estresse é um dos fatores que mais contribuem para o envelhecimento sexual. Segundo ela, a produção de cortisol, substância responsável pela defesa do organismo, é da maior importância para o nosso corpo, pois os hormônios sexuais masculinos e femininos são produzidos a partir do próprio cortisol. Então, quando ocorre uma situação de estresse, o organismo tenta se equilibrar e produz maior quantidade de cortisol em detrimento dos hormônios sexuais, ocasionando uma menopausa precoce ou uma queda na taxa desses hormônios.

A medicina ortomolecular auxilia no tratamento do estresse, através da combinação de suplementos de aminoácidos e vitaminas, que faz com que ocorra uma melhora nos níveis dos neurotransmissores do sistema nervoso central, aumentando as defesas do organismo e maximizando a energia. "Um exemplo disso é o acréscimo dos níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar geral", finaliza a médica ortomolecular.

Copyright © 2011 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello